Páginas

16/12/2010

Sofia Aiko | O dia em que te descobri

Sofia serena completando 21 semanas na barriga da mamãe

Está mais que confirmada a vinda da pequena SOFIA! Vou ser mãe de uma linda menina! Depois de passar o primeiro trimestre inteiro crente que esperava um garotão (o MIGUEL), eis que minha pequerrucha expõe todas as suas constatações possíveis para não restar dúvidas quanto ao seu sexo. MULHER SIM! Tá AQUI Ó! (só faltou falar! rs de tão aham...digamos, explícita, que se manteve durante todos os TRÊS ultrassons que fizemos para tirar a prova dos nove!) Bem, a neura das reconfirmações era por conta da viagem já marcada para Miami, para comprar o enxoval do bebê. E sem saber o "tema" exato, seria muito complicado além de.... branco! Num próximo post, eu dedico só sobre a minha aventura astronômica ao longo de sete dias na terra do Tio Sam, ou melhor dizendo "Papi Juan" (porque lá, americano é uma raridade! Solo hay muchachos caramba!!!!).

Bem, e está também definido o nome japonês de Sofia. Ela se chamará SOFIA AIKO. Aiko em japonês, significa Filha do Amor e no meu caso, uma justa e sincera homenagem a uma das pessoas mais importantes na minha vida, depois de minha mãe, minha avó, a Dona Aiko, mais conhecida por todos como "Batian", ou simplesmente "Bá". Minha Batian é uma das figuras mais incríveis que conheci na vida, e de certo, manterá sua poli-position por muitas gerações. Imigrante, chegou ao Brasil em 1930, aos cinco anos de idade com seus pais e irmãos. Desde cedo, cresceu na enxada, entre roçados e uma vida muito humilde. Casou-se aos dezoito, e teve dez filhos. Meu avô, um dos meus ídolos também e não mais entre nós, sempre foi um japonês rígido, inflexível e machista (ao final da vida, pôde se redimir de muitos atos arrependidos, mas sua bondade de coração superava qualquer atitude impensada). Com ele, esteve sempre ao lado, mesmo que por vezes contestasse calada, mas erguia a bandeira "Família em primeiro lugar" (e que até hoje o faz, mesmo que sozinha na empreita). Alfabetizou-se as escondidas, com a ajuda dos filhos enquanto eles estudavam suas cartilhas. Enfrentou a perda de dois filhos, do marido e vive em uma luta de décadas contra o diabetes, pressão alta, feridas nas pernas e complicações cardíacas. Mas com a doçura de uma gueixa e rigidez de um samurai, ela segue cumprindo cada dia com grande louvor.

Quem a vê não imagina a força interior que ela tem. Tive o privilégio de crescer com ela, enquanto minha mãe trabalhava em três turnos. E hoje, tenho o privilégio em dobro de poder compartilhar, as emoções da minha gravidez.Ela me cobre de conselhos, e como sempre, de cuidados.E sempre penso que o mínimo que posso fazer por ela em troca, é estar presente. E é o que tento fazer. Entre idas a um mercado, um shopping, aos passos truncados daquela pequenina senhorinha, estamos sempre perambulando pela cidade (bem agora, na medida do possível, afinal a 'pançudinha' aqui já não anda tão estável como antes rs). Minha maior alegria, certamente, será o momento em que eu colocar a Sofia nos braços de minha avó.E ela mesma diz que esse será o dia em que ela terá certeza do dever cumprido. Encho os olhos de imaginar...

Bem, a emoção de saber que trará ao mundo uma menininha é bem engraçado. Talvez mais engraçado pra mim, porque estava crente que aqui dentro carregava o Miguel na verdade. Apesar de Sofia sempre ter sido um nome escolhido, independente de estar até casada, quando soube que estava grávida me veio no ato que traria um menino. Talvez por eu ser muito molecona, não sei. Mas estava crente! A notícia da vinda da Sofia, ao contrário do que esperava, me encheu de alegria mas medo ao mesmo tempo. Pôr uma menina no mundo vem de quebra algumas preocupações naturais do dito 'sexo frágil'. Parei por alguns momentos comigo mesma, rezando para que ela fosse maliciosa o suficiente para que outros não a fizessem de boba, que ela aprendesse logo a dizer não, a se colocar em primeiro lugar sempre, a ser durona sem perder a ternura, a ser mais lider que liderada, enfim, tantos vãos pensamentos... foi quando percebi que desde já cometia o erro de querer nela tudo que em mim me é difícil. E entendi que mães não fazem por mal, mas por querer poupar os filhos de perrengues antes conhecidos... Felizmente logo despertei para o fato de que nada a poupar é possível, cada um aqui vem por uma razão e esta é intransferível. Em seguida me coloquei a rezar pedindo que eu então fosse apenas uma fiel companheira a testemunhar os passos dessa pequena, pelo longo caminho ainda a percorrer...

É, a gente aprende sempre... a diferença estão nos olhos despertos e no coração aberto...

Olha a Dona Aiko gente!

9 comentários:

  1. Van
    Todas essas preocupações são mais do que normais e naturais, com o tempo vc "administra" isso melhor adorei ler seu depoimento. Bisa da Sofia é uma graça!
    Que Deus abençoe voces sempre : )
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo post ! Parabéns à mamãe.

    Amei o significado de Aiko.

    Sofia Aiko ... seja muito bem-vinda ! Desejo saúde para mamãe e bebê !!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai, Van... eu tô numa fase de TPM aguda, onde choro por qquer coisa... Seu texto é todo lindo!! Engraçado que a diferença da minha gravidez com a sua é só o nome, eu tbm achei q tava grávida de um menino e ia chamar Gabriel. Qndo veio menina: Sofia! rs
    Olha... se for verdade (o que parece ser) que o nome influencia, saiba que pelo menos um pouco dessa malícia ela vai ter. Todas as Sofia que conheço são bem esperta!
    Adorei a história da sua avó e, com certeza, ela merece a homenagem!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber das novidades e um pouco mais sobre sua família. Pra pequena Sofia não faltará carinho e atenção. Tenho certeza que vc será uma ótima mãe, uma vez que percebo que vc é muito família. Sua vozinha é linda de viver.
    Beijos!

    Ah, depois quero ver o enxoval..rs

    ResponderExcluir
  5. Van, como sempre arrasando nos seus posts! Dona Sofia e a Ba são muito sortudas de terem você na família, mas eu sou ainda mais sortuda pois tive a sorte de encontrar você no meu caminho, prova de que tinhamos que fazer parte uma da vida da outra!
    Love-u Mamãe!E não se preocupe em querer poupar a Sofia das dores do mundo...ela saberá se virar, pode ter certeza!!!

    ResponderExcluir
  6. Que coisa mais linda!!!
    Que beleza!!!
    Vcs são lindas!!

    ResponderExcluir
  7. VANESSA,
    FIQUEI EMOCIONADA COM ESTE POST.
    TEXTO ADORÁVEL!!!
    PARABÉNS PELA SOFIA AIKO!
    PARABÉNS TAMBÉM PELA AVÓ DONA AIKO,
    "DOÇURA DE UMA GUEIXA E RIGIDEZ DE
    UM SAMURAI",UM EXEMPLO A SER SEGUIDO.
    BJS
    SONIA DE SÁ
    quartosdebebebysoniadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Van, lindo demais!
    Parabéns e muitas felicidades para vocês.
    Estou adorando ler teus posts!
    Deixei um selo para você lá no meu blog.Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Vc vai adorar ser mãe de uma menina. Mais ainda qdo ela a desafiar...
    Que ela seja feliz, que tenha muitos amigos, que tenha amor, que possa respeitar o próximo, que seja sensata e firme.
    Bejins especiais pra sua avó. As minhas tb são guerreiras!
    Bejins

    ResponderExcluir