Páginas

12/04/2010

Fazer o bem e não olhar a quem. Pode crer!


A caminho de casa, na ultima sexta-feira, bateram em meu carro em um cruzamento. Além de avançar no farol vermelho, estar na contra-mão, colidir fortemente do meu lado, simplesmente o condutor do outro veículo, de frente 'arregaçada', radiador esfumaçando, fugiu cantando pneus e de quebra, atingiu a traseira do meu carro, de fora a fora...

Numa atitude totalmente impensada, larguei o carro no cruzamento e como Forrest Gump, corri feito louca, de salto alto, pela avenida, 'perseguindo' o sujeito. Alguns metros a frente, quando a fase 'dei por mim' chegou ao cérebro, retornei desolada, trêmula e ofegante para o carro. Entrei nele, respirei fundo, debrucei sobre o volante e soltei o maior pranto que pude na hora. Voltei a cabeça ao encosto do banco, olhei a minha volta e lá estavam todos os carros enfileirados, estranhamente esperando pacientes a minha retirada do local para deixá-los seguir. Engatei a primeira, subi alguns metros da minha rua (sim!...foi no cruzamento da rua de minha propria casa!) e encostei.

Apareceu uma senhora, de uns 70 anos, em minha janela e me entregou uma placa de carro dizendo "filha, deixou cair". Agradeci, jogando a placa no assoalho do passageiro. Em seguida e também 'do nada', uma mulher apareceu com um copo d'água e um jogo de frases bem intensionadas de consolo. Um motoqueiro encostou, desceu da moto, tirou o capacete e ficou simplesmente olhando, sem dizer absolutamente nada, mas de uma forma esquisita, senti um certo conforto nisso. Um outro rapaz do posto de gasolina da esquina, subiu até o carro e foi despejando uma sequência de palavrões para descrever a atitude do 'cara' (se tem uma forma de te confortar - e que funciona - nessas horas de estresse extremo, desolamento e choro desmedido, é alguém desconhecido despejar tamanho repertório mal-criado e em sua defesa!). Minutos depois, uma menina, de uns 12 anos, apareceu na beira da minha porta e disse 'Tia, eu anotei a placa!' E começou a ditar.

Aquela cena de tantos personagens, arrancou de mim, mais forças ainda para me acabar em mais chororôs, emocionada com toda aquela comoção. Só conseguia agradecer em meio a desafinos, soluços e funga-fungas...

No dia seguinte, pela manhã, meu interfone tocou. Era a moradora do 13 (e quem disse que dá azar hein?!) - que nem sei quem é (bem, devo já ter dividido algumas subidas e descidas de elevador, acompanhados de um cumprimento padrão ou informações meteorológicas tipo 'vai chover hj né', mas de certo, não passou disso). Ela interfonou pra dizer que presenciou todo o acidente, que viu meu crachá pendurado no retrovisor e por isso sabia de onde era, comentou sua indignação diante da atitude covarde do sujeito e se dispôs voluntariamente como testemunha, se necessário...

Diante da atitude irresponsável, egoísta e sim, desumana deste motorista, tive a oportunidade de vivenciar uma série de atitudes totalmente opostas. Pessoas igualmente desconhecidas, como este 'ser inconsequente' também me era, fizeram o que estava a seu alcance ajudar - da placa do carro que caiu ao simples copo d'agua.

Passado o nervoso, agradecido a Deus por absolutamente nada ter acontecido comigo fisicamente, passei o final de semana refletindo tão e somente nessas pessoas de bem, que solidariamente dispuseram de seu tempo para acolher alguém que nem conheciam. E entendi que tudo o mais que aconteceu nessa sexta-feira, foi apenas "um meio" para renovar a minha crença sobre o exercício do amor ao próximo: fazer o bem sem olhar a quem; que confesso, andava bem abalada aqui dentro. Andava!

Quanto ao fato em sí, fiz a ocorrência convencional sobre a colisão para os trâmites necessários de minha seguradora. E uma segunda ocorrência, de natureza 'Fuga do local do acidente' (Art.305 da C.T.B), em que entreguei para a polícia, a placa do carro que aquela senhora de 70 anos me disse ter 'deixado cair'. Simplesmente, era a placa do condutor infrator, servindo de 'evidência física' para intimar o proprietário do veículo a comparecer a delegacia para prestação de contas...

Art. 305 (Código Transito Brasileiro) - Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída: Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa.


Acesse o link e faça parte da Campanha Trânsito Mais Gentil: Se você muda, a Cidade muda.

  ShareThis

22 comentários:

  1. Amiga, com toda essa confusão,tristeza e furia percebemos que ainda há pessoas boas entre nós.
    Sei que o dano material é inrelevante em uma hora dessas o que importa mesmo é que vc está bem,e é isso que importa MESMO!!!!
    E tem como apurar provas para ir atrás do prejuizo!
    Estou torcendo por vc e tudo vai dar certo!!

    ResponderExcluir
  2. Já deu certo!!! Não me machuquei e o carro se conserta! A oportunidade de ter vivenciado 'desconhecidos' querendo te ajudar, é impagável! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Putz...
    Zuado hein primona.. mas se vc esta bem eh o q importa...
    Momento errado pra falar mas eu venho acompanhando seu blog ha alguns dias e estou adorando seus posts...
    Saudades e pelo amor de Deus... se cuida!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Van!
    Primeiro de td que bom q vc está bem. E depois de td isso... indignação. Se bem que depois de desabafar, chorar e conseguir colocar esse sentimento pra fora do coração... Resta realmente (como td na vida) o q se aprende? Sua crença no ser humano é valiosa. E vc foi abençoada, primeiro por nao ter acontecido nada com vc e depois, e mais importante: Vc eh capaz de se fortalecer com isso td.

    Parabéns amiga!!! Quero crescer e ser assim, phyna como vc!!!

    Bjos amada!

    ResponderExcluir
  5. Eninho!!! To mega feliz que tem passado por aqui! Se puder seja um seguidor 'oficial' a partir de agora! :oP Você é sempre muito bem vindo sabe disso!

    ResponderExcluir
  6. Tê!Sair correndo de salto alto atrás de um carro em fuga vou te falar viu amiga...EU VISTO PRADA!!!! KKKK Miranda que me aguarde! Beijo grande e obrigada por estar sempre 'por aqui'!

    ResponderExcluir
  7. Vanessa,
    ficamos emocionados com o seu post! Você conseguiu incorporar direitinho o espírito e intenção da campanha Trânsito Mais Gentil.

    Inclusive, divulgamos seu post em nosso perfil no Twitter, de tanto que achamos conveniente. Veja aqui: http://twitter.com/transitogentil/status/12115121897

    Pena que, às vezes, só conseguimos ver o lado bom das coisas, quando passamos por experiências ruins, não é mesmo?

    Boa sorte com seu carro e toda essa confusão.Esperamos que dê tudo certo!

    Atenciosamente,
    Equipe Trânsito + Gentil.

    ResponderExcluir
  8. Vi esse post pelo twitter, pelo perfil do trânsito mais gentil. Achei muito bem escrito e da para quase sentir o que voce sentiu na hora.

    Essas coisas são frustrantes, não tanto a colisão mas sim saber que existem pessoas que conseguem viver dessa forma. Mas por um lado, descobrir que voce não está sozinho e p/ 1 pessoa que não vale o que come, vieram N pessoas te ajudar e consolar.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  9. Queila Miron13/04/2010, 14:48

    Oi Vanessa.. vc não me conhece, e eu tb não te conheço.. e vi seu blog no twitter...
    Isso aconteceu comigo tb em Janeiro deste ano, um garoto de 19 anos se jogou na frente do meu carro tentando se matar.. fiquei tão nervosa na hora, e vieram ao meu encontro neste momento pessoas de diversos tipos, mas guardei na cabeça somente as que me fizeram bem.. do nada pareceu um senhor com uma garrafinha de água .. ele vendia água alí perto.. vieram palavras de consolo como: CALMA! A CULPA NÃO FOI SUA...
    Isso mostra muito o tópido do seu post.

    devemos fazer o mesmo.. sempre que puder..

    bj

    ResponderExcluir
  10. É aquela velha história: se não for pelo amor que seja pela dor... vamos torcer pra que esse artigo 305 da CTB seja cada vez menos recorrente nos 'BOs' por aí!

    Mais uma vez obrigada pelo feed e indicação!

    Beijo grande a toda Equipe!
    Van

    ResponderExcluir
  11. Pietro! Muito obrigada pelo seu comentário! Isso só me incentiva a continuar fazendo meus relatos sobre essa 'vida-louca-vida-imensa-vida-intensa' que temos! Se puder continue por aqui! É muito bem vindo!

    Van

    ResponderExcluir
  12. Queila!
    Espero de verdade que tenha superado esse episódio. Se sentir que ainda não está 100%: Pare, reflita, respire e siga!
    São diversas as formas que aquele "Sr" lá em cima nos apresenta para alcançarmos o Seu propósito que tem guardado para cada um de nós. Quanto mais complexas, acredite: é porque mais capazes estamos de encara-las.Para isso é preciso continuar sempre seguindo!
    Obrigada por estar aqui!
    Beijo
    Van

    ResponderExcluir
  13. Van,
    Sua história mexeu comigo...

    É mais uma prova de algo que tenho aprendido e que é reforçado por coisas que acontecem todos os dias: o que realmente importa nesse mundo é a forma como tocamos as vidas das outras pessoas, seja de que maneira for, até mesmo com um simples olhar como o daquele motoqueiro que você narrou...

    Já assistiu "A Felicidade Não Se Compra", do Frank Capra, de 1946 (título original: "It's a Wonderful Life")?

    Se ainda não viu, recomendo...

    Saudades de você!

    Beijos e te cuida!

    ResponderExcluir
  14. Fá! Vou sim assistir a esse filme indicado! Depois te comento a respeito! E vc tem total razão: essas pessoas tocaram de verdade o meu coração. Tudo o mais se torna menor.

    Adorei vc aqui no blog!!!

    Beijo grande! E saudades de montão!!!
    Van

    ResponderExcluir
  15. Minha querida amiga, aqui é a Pat do Marlon.

    QUE SUSSSSTOOO!!!
    Quantas emoções na sua sexta-feira... parece que seu 6o. sentido estava em alerta, lembra do e-mail que você enviou logo cedinho nesta mesma sexta-feira? Tão lindo e carinhoso e-mail para meu bebê e para mim... vc comentou que seria uma sexta-feira de chororô de emoções...

    Fico muito satisfeita que você conseguiu enxergar o propósito desta tragédia! É exatamente assim que aprendí a entender como Deus nos ajuda a vivermos melhor nossas vidas, principalmente com as tragédias!
    Também aprendí que se sempre tivermos atitudes boas sem querer nada em troca, Deus e o universo vai nos ajudar. E evoluindo espiritualmente seremos mais felizes! Tudo dará certo no final!

    Se cuide! Fique com Deus!
    Estou com saudades! E amo você, você e o seu Frangolino tb!!!

    PS.:Amiga, não sei como fazer para te seguir neste blog... sou nova nisso.

    Beijo,
    Pat.

    ResponderExcluir
  16. Oi Pat! Não tinha nem associado o email que te mandei de sexta! E foi mesmo! (arrepiei). Mas o importante é que não me machuquei nadinha! Vamo que vamo! ;oP

    Beijo enorme! Te amo mto tb!!!

    Ps: pra seguir o blog, logo abaixo do "Quem Lê" clique no ícone "Seguir" e pronto!

    ResponderExcluir
  17. Olá Van,
    Ainda bem q está tudo bem contigo.
    Passei por essa experiência recentemente também. No mês passado tive meu carro batido, um carro também passou pelo sinal vermelho, e infelizmente não consegui tirar meu carro a tempo, e ele acabou atingindo a lateral traseira do meu. O cara fugiu e não consegui anotar a placa.
    Bom, vou "arcar" com o prejuizo material, mas o principal que devemos tirar de tudo isso é agradecer por estarmos bem, que os danos materiais vão ser arrumados, e que no final "vamos crescer" e tirar algo dessa experiência.....
    Beijos para vc e te cuida!!!!
    Chimura

    PS: me desculpa se não conseguir acompanhar seu blog, mas é q estou de ferias e assim consigo ver meus outros e-mails. Afinal, qts vezes vc me viu de ferias???.......rs

    ResponderExcluir
  18. Vanessa, adorei seu relato! Também acredito que existam pessoas boas neste mundo e Deus nos dá a prova disso, basta sabermos olhar direito. Parabéns, pois embora tenha sido uma situação de perda material, com certeza vc ajudou muitas pessoas a olharem mais para o lado do próximo. Portanto, nada do que vc passou foi em vão, sinta-se feliz e com a sensação de dever cumprido! Abraços!!! Fabiana. (sou amiga da Ana Paula Nunes).

    ResponderExcluir
  19. Chi! Saudades docê fí! rs

    Desculpando o plagio da expressão, mas...vivenciar a solidariedade de fato como foi..."NÃO TEM PREÇO" ;oP

    Curta MUITO suas férias que em 'alguns' aninhos trabalhando contigo, NAO ME RECORDO de ter tirado...rs

    Um beijo enorme e obrigada por passar por aqui!

    Van

    ResponderExcluir
  20. Oi Fabiana!

    Tirar o melhor de qq situação, para os pobres de espírito, não passa de ver um mundo irrealmente cor-de-rosa... MELHOR PRA NÓS QUE VEMOS FLORES AO INVES DE ESPINHOS NÃO É?! ;oP

    Um otimo dia pra vc! E obrigada tb por passar por aqui!

    Beijo

    Van

    ResponderExcluir
  21. Oi Van,

    Noossa Van, força cousin...

    Este post nos dá várias lições de vida sabia?
    Mostra a importância da solidariedade e a força que tem um gesto de ajuda ao próximo e ainda que todos nós podemos ser a "senhora que lhe entregou a placa" ou a "menininha", mas a maior lição fica por sua conta:
    Enxergar o lado bom das situações (no mínimo) adversas
    qdo. muita gente nem olharia ao redor, preocupados em punir o responsável ou ser reparado pelos danos, vc teve a capacidade
    de se comover, assimilar e dividir conosco o espírito de solidariedade.

    Parabéns pelo exemplo,Van.

    Mel

    ResponderExcluir
  22. Mel minha linda! Obrigada por estar aqui no blog! E afinal, se não pararmos para extrair o que há de melhor nos nossos dias, teriamos somente cumprido um 'expediente'. E eu to fora de viver batendo cartão! :oP

    Beijo enorme e saudades!

    ResponderExcluir